sexta-feira, 18 de março de 2011

Alergia nas Crianças

As manifestações de reacções alérgicas variam com a idade bem como o tipo de alergénios envolvidos. É com alguma frequência que vimos as crianças com poucos anos de vida a manifestarem uma alergia; a mais frequente é o eczema atópico, que muitas vezes está relacionado com a primeira exposição da criança a determinados alimentos – como leite de vaca, ovos, trigo e peixe. A persistência desta sensibilização pode desencadear o aparecimento de alergias respiratórias – como asma e rinite – que costumam surgir por volta dos dois anos de idade. Os sintomas mais frequentes são:
- Dificuldade em respirar;
- Tosse;
- Dispneia.
A rinite alérgica surge por volta dos três anos de idade, maioritariamente provocada por ácaros, pólenes, pêlos de animais, …
Este último factor – pêlos de animais – está relacionado com o contacto precoce das crianças com os animais domésticos – gatos, cães, coelhos, entre outros – logo nos primeiros anos de vida.
Por vezes os pais preocupam-se em saber como atenuar ou prevenir as suas crianças da manifestação de reacções alérgicas. Eis algumas dicas que podem (ou não) resultar:
- Adiar a introdução de alimentos - como leite de vaca, ovos, peixe, trigo e citrinos – na alimentação da criança. O leite materno é essencial e deve ser mantido durante algum tempo uma vez que reforça o Sistema Imunológico do bebé.
- Evitar a acumulação de ácaros no quarto da criança, evitando a aplicação de alcatifas, tapetes e reposteiros pesados, peluches e muitos brinquedos.
- Evitar, durante os primeiros dias de vida, manter animais domésticos em casa, nomeadamente gatos e cães.
- Evitar o tabaco durante a gravidez, visto que aumenta o risco do bebé nascer com asma ou outras doenças respiratórias.


Qualquer dúvida não hesitem em questionar! Cumprimentos, Sónia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário