sábado, 12 de março de 2011

Alergia ao Leite

A alergia ao leite está associada à intolerância à lactose, uma proteína que este possuí.
É frequente associar, erradamente, a intolerância à lactose a um tipo de reacção alérgica, pois esta não se trata de uma resposta do nosso sistema imunológico a um agente presente no leite. Esta patologia é uma reacção adversa que envolve a digestão da lactose.
Numa breve abordagem a este assunto, considera-se que a intolerância à lactose é provocada pela ausência de uma enzima, a lactase. Quando ingerimos leite ( seus derivados ou produtos que o incorporam) o nosso organismo recebe a sua proteína, a lactose. Quando esta proteína alcança o intestino e se verifica a ausência ou deficiência de lactase, ela não é degradada convenientemente. A lactose permanece nas paredes do intestino, onde posteriormente sofrera um processo de fermentação por parte de bactérias. Aquando da fermentação são libertados gases como o carbono e o hidrogénio no nosso intestino e produz ácido láctico.
Os sintomas mais comuns associados a este tipo de patologia são náusea, dores abdominais, diarreia ácida e abundante, gases e desconforto. A gravidade dos sintomas varia de individuo para individuo e de acordo com a quantidade de lactose ingerida.
Pode-se tratar a intolerância à lactose substituindo o leito e seus derivados por outros que contenham o mesmo tipo de proteínas, como por exemplo a soja.
Por último é relevante referir que a concentração da lactase nas células intestinais é farta ao nascermos e vai decrescendo com a idade. Sendo por isto que as pessoas raramente nascem com esta condição de saúde, mas adquirem-na ao longo da vida, conforme perdem lactase.

Sem comentários:

Enviar um comentário