sábado, 29 de janeiro de 2011

"O primeiro passo: DIAGNÓSTICO"

Olá a todos!

Para iniciar as nossas publicações, nada melhor que começar pelo princípio.

Para que seja possível proceder ao tratamento de uma reacção alérgica é necessário realizar alguns testes diagnósticos que permitam identificar o alergénio causador da alergia.

Como cada reacção alérgica é desencadeada por um alergénio específico, o principal objectivo do diagnóstico é a sua identificação. O alergénio pode ser uma planta sazonal, pêlos de animais, medicamentos, alimentos, entre muitos outros. Esta substância pode causar alergia quando entre em contacto com a pele, com os olhos, quando é inalado, ingerido ou injectado. Geralmente o alergénio é identificado através de uma investigação minuciosa e cuidada do paciente pelo alergologista.
Entre os testes realizados, são mais frequentes a análise sanguínea, o teste cutâneo e o teste de radioalergoabsorção (RAST).

A análise sanguínea consiste na recolha de uma amostra de sangue do paciente e sua posterior análise. A presença de eosinófilos indica que o paciente tem uma reacção alérgica, uma vez que este tipo de leucócitos se desenvolve em grande quantidade apenas durante o período de actuação do alergénio.

O teste cutâneo é extremamente útil na identificação de alergénios que produzem efeitos visíveis na pele. Consiste na preparação de soluções diluídas de alergénios que, posteriormente, serão injectadas na pele do indivíduo. Quando o paciente é alérgico a uma substância, no local onde etsa foi administrada forma-se uma pápula edematosa, dentro de 15 a 20 minuots.

O teste de radioalergoabsorção (RAST) consiste na medição das concentrações de anticorpos específicos de um determinado alergénio.

O RAST é frequentemente utilizado quando não é possível realizar o teste cutâneo, ou quando este não é seguro, isto é, pode ser prejudicial para o paciente. Ambos os testes são altamente específicos, económicos e fornecem resultados num curto período de tempo.

Estes testes têm relevante importância no tratamento das alergias dado que apenas identificando os alergénios se pode escolher a melhor forma de atenuar os sintomas e os medicamentos a utilizar.

Glossário:
Alergénio - substância que desencadeia uma reacção alérgica;
Eosinófilos - leucócitos (glóbulos brancos) que têm como função combater os alergénios;
Pápula edematosa - inchaço rodeado por uma zona avermelhada.

Cumprimentos, Joana Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário